quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Pensamento #13 - Era uma vez o livro...

Estava hoje no jipe quando, na rádio, falaram sobre "a maior biblioteca digital do mundo!". Ora, ouvido assim até parece uma coisa fantástica. Conseguir ter acesso a milhares de livros à distância de um clique! Uau. Eu estava a ficar cada vez mais desconfiada com a conversa, até que um senhor começou a explicar em que consistia aquela "maravilha" do Google.
A uma certa altura, o senhor (não me lembro do nome) disse algo que me chocou e fez-me pensar que devia arrancar o rádio do seu sítio e atirá-lo pela janela fora, que foi mais ou menos o seguinte: "Os livros vão, eventualmente, deixar de existir!" e disse isto como se fosse uma coisa óptima! Boa, as pessoas vão deixar de folhear os seus livros. Yay...
Para além da leitura em si, eu adoro sentir as folhas debaixo dos meus dedos. O livro é o objecto em si, com as suas folhas, o seu tipo de letra, a sua capa, a sua naturalidade. Não me venham agora com Sony Readers, bibliotecas virtuais e Adobe Reader.
E se os livros deixarem de existir o que será de nós? E as bibiotecas reais? O que é fantástico numa biblioteca é a sabedoria imensa que existe debaixo de um mesmo tecto. Livros de todos os tamanhos, de todos os tipos, de todos os tempos, de todos os temas, tudo isto (e mais alguma coisa) podemos encontrar naquele edifício ao qual chamamos "biblioteca". Mas se os livros deixarem de existir... então o seu santuário também.
E não posso deixar de falar dos postos de trabalho que serão perdidos, nem dos problemas de saúde (para quem lê e seguir o Google) que irá trazer. Quem passa horas a ler, passará ainda mais horas à frente de um monitor; se não sai para ir à biblioteca, ficará sentado a procurar algo que lhe agrade na internet.
*Suspiro* A Humanidade está perdida.

1 comentário:

  1. "A Humanidade está perdida"? Olha outra com as hipérboles... xD

    Tens que ver que é muito mais práctico organizar tudo numa base de dados que numa biblioteca... E que assim já não acontece tu quereres ler o "Monte dos Vendavais" e eles te dizerem que não o podem emprestar.

    Ou seja, tem as suas vantagens, mas o facto é que é Horrivel ler num ecran. Por isso acho que até tens alguma razão em hiperbolar... =S

    bj

    ResponderEliminar